Flacidez e Glicação de Colágeno

O que é e como prevenir?

A flacidez é a perda da elasticidade do tecido conjuntivo, em que as fibras não realizam a correta tração tecidual. Acontece, em geral, por mudanças truculentas de volume na região acometida, ocasionando a deformidade do tecido, impedindo-o a retornar a sua forma original.

A flacidez, ora em análise, ocorre pela oscilação brusca de peso, onde o tecido adiposo subcutâneo é o primeiro apoio da pele. Quando ocorrem variações reiteradas e volumosas do peso corporal, a pele sofre uma série de estiramentos e encurtamentos, o que ocasiona uma remanescente quantidade de pele, que, por óbvio, resultará em flacidez. 

Com o tempo, a produção de colágeno e elastina vai sendo reduzida, levando a desestruturação das fibras elásticas e colágenas, resultando em uma pele sem firmeza e elasticidade. 

A glicação é uma reação não enzimática (reação de Maillard), em que um açúcar redutor (glicose) se conjuga à uma proteína, formando os Produtos de Glicação Avançado ou AGEs. 

Com um consumo exagerado de carboidratos, o excesso de glicose ativa um hormônio chamado “insulina”, que tem a função de transportar a glicose para dentro das células, fornecendo energia. Entretanto, quando o excesso de glicose aumenta, consideravelmente, no sangue, a insulina converte todo o excesso em triglicerídeos. 

Sendo assim, para prevenir retrocessos nos resultados dos tratamentos, recomenda-se aumentar o consumo de proteínas e diminuir, dentro do razoável, a ingestão de carboidratos. 

No combate a flacidez, o ideal é optar por uma dieta rica em proteínas magras e ômega-3, para estimular a produção de colágeno, além de consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício. 

Seguindo uma boa alimentação, de modo a evitar o perecimento dos avanços do tratamento, o Método FatSlim tem capacidade de produzir resultados extraordinários, incluindo, evidentemente, o combate à flacidez.