Hoje vou abrir seus olhos e levar um pouco mais de conhecimento para vocês.
O que é?
Como o nome sugere, o jejum intermitente (interrompido) é um tipo de alimentação que alterna períodos de jejum com períodos de alimentação. A rigor, não é bem uma dieta, mas sim um “cronograma de alimentação”, uma vez que, não há proibições alimentares. O objetivo é manter os horários.
Existem vários métodos para o jejum intermitente, a saber:
Método 16/8
Este método é conhecido como “Leangains”. Ele alterna 16h de jejum e uma janela de 8h em que você pode se alimentar. Basicamente, o jejum corresponde ao período do sono noturno, acrescido de mais umas horinhas. Você pode pular o café da manhã, por exemplo, e então fazer a primeira refeição ao meio-dia e continuar comendo até às 20h.
Dieta 5/2
Aqui, a ideia é reduzir o consumo de calorias a um máximo de 500/600 por dia durante dois dias da semana. Podem ser dias separados. Nos demais dias, pode-se comer à vontade. Dentro do razoável, obviamente!
Coma – pare – coma
Este tipo de jejum intermitente alterna dias de jejum e dias de alimentação. Coma o que quiser durante 24h e passe o dia seguinte inteiro em jejum. Repita este padrão uma ou duas vezes na semana. Bebidas sem calorias (café preto, chá sem adoçar, etc.) são permitidos, como nos demais métodos. Esse tipo de jejum traz uma série de benefícios, como, por exemplo:
– Aprimora a sensibilidade à insulina;
– Ativa a autofagia, processo que remove as células danificadas;
– Contribui para a renovação celular;
– Auxilia nos processos regenerativos do corpo;
Lembrando que toda dieta deve ser orientada por profissional ( nutricionista/ endocrinologista/ Nutrólogo).
Fiquem atentas, sigam as nossas dicas e aprimorem os resultados!