A resposta é: sim! É claro que, como já falei aqui em outros momentos, não há uma única causa para que nosso corpo retenha gordura em locais indesejados, e se estresse fosse uma causa única viver uma vida zen eliminaria qualquer chance de ter essas tão indesejadas gordurinhas (será? Quem sabe.. rs)
Mas o fato é que o estresse diário pode sim contribuir para isso. Não é só a falta de sono que aumenta os níveis de cortisol no organismo. Ingerir muito açúcar e estar constantemente estressado, seja física ou mentalmente, tem o mesmo efeito na produção do hormônio.
Além de favorecer o acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal, o cortisol também diminui a massa muscular, jogando por terra uma parte dos esforços realizados durante as sessões de treinamento. Outro problema é que o estresse pode ajudar a desencadear episódios de compulsão alimentar em quem convive com o problema, fazendo os ponteiros da balança subirem.
E aí, vamos orientar nossas clientes a desenvolverem uma rotina mais saudável com tempo de qualidade para o sono? Isso irá ajudar, e muito, nos resultados que estamos pretendendo alcançar com os tratamentos que oferecemos.